O monge de flor azul ( Aconitum) é uma planta perene da família do botão de ouro (Ranunculaceae). É uma decoração verdadeiramente notável de canteiros de verão que podem ser facilmente cultivados no jardim. O acônito fica ótimo em combinação com outras espécies que possuem requisitos de local semelhantes. Um tufo de monge desenvolve uma roseta de folhas verde-escuras em forma de penas palmadas. As longas inflorescências racemosas que ficam no topo das hastes altas são o principal valor ornamental desta planta. Uma única flor é zigomorfa e sua pétala superior distinta, chamada galea, é formada como um capacete. Os cachos de cor azul adornam os caules por muito tempo (agosto-setembro). As plantas maduras crescem de 100 a 130 centímetros de altura.
O local para o cultivo de monges deve ser bem iluminado, mas não exposto diretamente à luz solar. Esta planta se sente bem na sombra parcial. Requer um solo húmido, franco, também permeável, moderadamente úmido e rico em nutrientes. Ele também irá prosperar, no entanto, em solo menos fértil. A rega é necessária durante a seca. Esta planta hiberna no solo e tolera bem o clima quente.
Plante os porta-enxertos de acônito na primavera, em abril e maio. Coloque-os a 40 a 50 centímetros de distância e 10 centímetros de profundidade. O acônito cresce bem em um local por cerca de 4 anos. Após esse tempo, divida os porta-enxertos no outono e transfira-os para outro local.
Monkshood é considerado uma valiosa planta de canteiro de flores. É particularmente útil na criação de composições naturais altas com malvas e esporas. Você também pode cultivá-lo ao lado de edifícios, cercas e paredes. Em locais parcialmente sombreados, harmoniza-se com samambaias, hostas e anêmonas japonesas.
Por favor, leve em consideração que o acônito é uma planta altamente tóxica. O trabalho de jardinagem padrão ou tocar nas folhas e flores não deve representar nenhum perigo. Sempre trate as plantas de monge com o máximo cuidado. As sementes e raízes são extremamente tóxicas. É por isso que recomendamos plantar acônito em locais de difícil acesso para crianças e animais de estimação. As substâncias especiais que esta planta contém ainda são usadas em fitoterapia e homeopatia. O monge aplicado corretamente - somente por profissionais - traz alívio para a dor, diminui a hiperemia nas membranas do trato respiratório e previne a artrite. As doses-traço atuam como sedativos e ajudam nos ataques de pânico e asma.
Para garantir total segurança, realize todas as medidas de manutenção nesta planta com luvas de proteção especiais.
O preço citado acima é válido para 10 conjuntos de raiz de primeira escolha. As informações essenciais da planta e as instruções básicas de cultivo podem ser encontradas nas informações da embalagem.
|